INSTRUÇÕES

Os Arquivos devem ser enviados em Corel

CMYK 

 

O padrão de cores utilizado é o CMYK. Nosso sistema não aceita outro modo de cor. (CMYK – C = Ciano – M = Magenta – Y = Amarelo – K Preto)

 

No caso de arquivos com padrões diferentes, não nos responsabilizamos por auterações de cores.

 

Alertamos ainda que os arquivos devem ser transmitidos já convertidos em CYMK.

 

Para produtos que o cliente deseje a cor preta de fundo, deverá aplicar a seguinte fórmula: C=70 M=70 Y=70 K=100.

 

Esta fórmula deverá ser aplicada também em SOMBRAS.

 

Esta fórmula não deve ser aplicada em letras

 

Para a cor azul royal, deverá aplicar a seguinte fórmula: C=100 M=80 Y=0 K=0.

 

Para a cor azul marinho, deverá aplicar a seguinte fórmula: C=100 M=90 Y=0 K=20.

 

A Gráfica Fama alerta para o fato de poder existir uma variação de cores em um mesmo lote ou em lotes diferentes, de uma escala de 10% para mais ou para menos. Não haverá reposição de trabalhos por este motivo.

 

Nas aplicações de cores chapadas, a possibilidade de variação de cor, aumenta consideravelmente. Sugerimos a utilização de imagens, retículas e/ou degradês, onde a variação de cor, tende a diminuir.

 

Por questões técnicas de impressão o verso deve seguir a mesma nuance de cores da frente do produto para evitar o decalque, VERSO ESCURO, A FRENTE DEVERÁ SER ESCURA E VICE-VERSA, VERSO CLARO FRENTE CLARA E VICE-VERSA, ainda se o material possuir impressão com cores claras e for colorido frente e verso tomar cuidado com objetos ou logos que tenham cores fortes ou compostas de percentual alto das cores CMYK pois, isto pode gerar decalques. Não haverá reposição de trabalhos por este motivo.

 

Em efeitos de gradientes deve se habilitar a opção de etapas em 999 ou ser feito o gradiente no photoshop com 300 dpi de resolução para evitar etapas de gradientes.

 

Materiais com fundo escuro evitar usar letras serifadas (finas).

 

No caso de impressos que devem seguir um modelo já existente (mesmo que tenha sido feito anteriormente na Gráfica Fama), é necessário enviar uma amostra para que possamos nos aproximar da cor desejada.

 

Resolução de Imagens 

 

Todas as imagens usadas devem ter no mínimo de 300 dpi de resolução, lembrando que imagens pegas na internet nem sempre estão com boa qualidade para impressão (se a imagem original enviada não tiver com boa qualidade a impressão não sairá boa, A Gráfica Fama não se responsabiliza por esse erro). E todas as imagens usadas também devem estar em CMYK e tratadas corretamente para que não fiquem claras demais nem escuras demais. 

 

Sangria 

 

EM CASO DE CARTÃO DE VISITA:

 

O material deve ser sangrado em (2,5 mm) de cada lado, toda informação que não puder ser cortada deverá estar 4mm recuada de cada uma das margens.

 

EM CASO DE PANFLETOS, CARTAZES e FOLDERS:

 

Deve se ter a mesma sangria de 2,5mm porem a área que não puder ser cortada devera estar a 10mm recuada de cada uma das margens.

 

Arquivos que vierem diferentes do indicado no site são de inteira responsabilidade do cliente ou representante. 

 

* Em Casos de arquivos sem sangria a Gráfica Fama, poderá inserir uma caixa na cor aproximada do fundo do arquivo em volta como moldura evitando assim o corte de informações.

 

* (Obs: a Gráfica Fama, não tem a obrigação de fazê-lo).

 

No corte pode ter uma variação por ser um corte semi-automático, e vários papeis ao mesmo tempo, assim o corte que começa em cima pode variar quando chegar em baixo pois o material trabalha, e também pode ficar de um lado uma diferença pequena em relação ao outro lado o que não compromete o material.

 

Montagem de Materiais 

 

Ao terminar o trabalho já no tamanho final deverá ser feito toda a revisão ortográfica necessária, deverá selecionar todas as imagens efeitos, gradientes, sombras, Power clip, transparência e converter em um bitmap só com 300 dpi de resolução e padrão CMYK. Os textos e vetores devem ser quebrados em curvas e agrupados, gerando assim em seu arquivo dois itens um bitmap e os vetores agrupados.

 

Quando o arquivo tiver frente e verso é obrigatório discriminá-lo como acima. 

 

Envie o Arquivo  

 

Deve ser enviado em corel totalmente conferido e um arquivo em PDF, (O envio do arquivo em PDF é obrigatório). Você deve anexa-lo quando for enviar os arquivos para gráfica. Este arquivo servirá como material de conferência. Não será utilizado para impressão.

 

Em caso de montagem no material (ex. Revista Livro Caderneta e outros), para ter certeza de que seu material está montado corretamente

 

sugerimos que você faça a montagem de um boneco, assim saberemos a ordem correta das páginas e se as informações estão nos locais corretos.